No último dia 7, universitários ligados aos movimentos de juventude lotaram o plenário da Câmara Municipal de Niterói na audiência pública que discutiu a mensagem executiva que prevê desconto de 50% para estudantes universitários no transporte público municipal.

O vereador Bruno Lessa (PSDB) presidiu a sessão. Ele foi o proponente da audiência, em conjunto com o vereador Leandro Portugal. Na semana anterior ao evento, a mensagem teve que ser devolvida à Prefeitura de Niterói porque não havia o impacto financeiro. Ainda assim, Bruno quis discuti-la enquanto não retorna à Casa Legislativa: "precisamos recebê-la o quanto antes para que tenhamos um trâmite rápido. A matéria é importante e precisa ser votada".
Lessa lembrou que sempre foi um defensor do passe livre universitário: "a mensagem pode melhorar. Podemos discutir a gratuidade total da passagem para parte dos universitários".
O presidente do Conselho Municipal de Juventude, Rafael Costa, também defendeu o desconto integral: “nossa meta é conseguir gratuidade de cem por cento, sem limite de idade e sem restrições quanto a distância entre a residência e o local de estudo”, disse.