Na noite da última sexta-feira (27.4), com as galerias lotadas da Câmara Municipal de Niterói, a homenagem ao projeto Botinho do Corpo de Bombeiros do Estado do RJ rendeu momentos de muita emoção. A sessão foi promovida pelo vereador Bruno Lessa do PSDB.

“O ano passado foi de muita dificuldade e tristeza, quando o Botinho não aconteceu. Ainda assim, com muito esforço e dedicação, a corporação conseguiu, em 2018, dar a volta por cima e realizar este importante projeto de cidadania que envolve crianças de diferentes idades, bairros, classes sociais. Estão todos de parabéns.”, disse Lessa.

Participante pela primeira vez, o pequeno Davi Rezende, de 8 anos, morador do Ingá, fez uma fala de agradecimento em nome de todos os que participaram do projeto Botinho: “Foram duas semanas de muito aprendizado. Aprendemos a respeitar ainda mais nossos pais, o Corpo de Bombeiros e o mar. Com certeza não me esquecerei dos ensinamentos que aprendi. Só tenho a agradecer. No ano que vem, vou querer participar de novo”, disse.

Após, foram entregues 28 moções de aplausos aos bombeiros do projeto, entre eles, o Major Michel Camacho Cipolatti, lotado no 4° Grupamento Marítimo (Gemar), em Itaipu, há aproximadamente 10 anos. Este ano, participou do Projeto Botinho, na Praia de Piratininga, e já esteve presente em outras nove edições.

Há 55 anos, o projeto Botinho promove durante o verão nas praias de Niterói, uma série de atividades para estimular a cultura de prevenção a acidentes marítimos, desenvolvendo ensinamentos de cunho ecológico e sustentável, trabalhos em equipe, solidariedade, hierarquia e disciplina.

(Fotos: Sergio Gomes)