A situação da rede de saúde mental em Niterói será debatida na próxima segunda-feira (14), em audiência pública, na Câmara Municipal, a partir das 14 horas.  A audiência foi proposta pelo vereador Bruno Lessa (PSDB).

A necessidade da realização da audiência surgiu no final do ano passado, quando o parlamentar participou de uma reunião da Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (Aufa), no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. Bruno ficou preocupado com os relatos dos usuários, familiares e profissionais de saúde.

Entre as reclamações, a falta de medicamentos e insumos básicos, corte no Vale Social- que garante a gratuidade no transporte público, melhoria das condições de atendimento, a formalização dos trabalhadores, etc.

“É uma falta de respeito o modo que a Prefeitura vem tratando a saúde mental do município. Tenho sido procurado por essas pessoas que estão desesperadas sem saber mais a quem recorrer.  A falta de medicamentos, por exemplo, é um problema muito sério pois, pode acarretar diversos tipos de transtornos”, disse.

Lessa já havia feito vários questionamentos à prefeitura, através de ofícios e requerimentos de informação, mas nada foi esclarecido.

“É muito importante que todos participem. Vamos cobrar soluções,” finalizou.

Foram convidados a secretária municipal de Saúde e o promotor da  Promotoria de Justiça e Tutela Coletiva da Saúde.

Crédito: dapsiuff.