O destino da Fundação Leão XIII, no Engenho do Mato, será discutido em audiência pública no próximo dia 13 (quarta-feira), a partir das 11 horas, na Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Bruno Lessa (PSDB) e do deputado estadual, Marcio Pacheco (PSC).
Foram convidados o promotor João Carlos Brasil de Barros, da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Niterói; os secretários municipais das Secretarias de Assistência Social e a do Idoso, órgãos do Estado, entre outros.
"Temos visto os problemas enfrentados pela Fundação. É importante saber o que vai acontecer com a instituição. As pessoas assistidas já estão em situação de vulnerabilidade e, isso torna ainda mais urgente ,esse debate que será promovido na Câmara", defendeu Lessa.
Nos últimos anos, a Fundação Leão XIII, que cuida de pessoas em situação de rua e é ligada ao Governo do Estado, vive um cenário de incertezas. Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Niterói anunciou que assumiria a instituição. O acordo foi fechado pelo próprio prefeito e pela presidente da Fundação. A proposta da prefeitura era criar no terreno, com cerca de 15 mil metros quadrados, um grande parque público. Funcionários e usuários ficaram sem saber o que seria feito com eles.
No mês seguinte, a Fundação voltou a ser o centro das discussões da cidade quando foi cogitada a instalação de um Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado (Degase), em seu prédio no Engenho do Mato. A novidade não foi bem recebida pelos moradores, vizinhos do terreno e, principalmente, pelos usuários e funcionários que ficaram mais uma vez sem saber para onde iriam.
Diante disso, o vereador Bruno Lessa fez uma indicação à prefeitura solicitando que a unidade não fosse instalada no bairro. Pela imprensa, foi divulgado que a Prefeitura não havia autorizado a construção do Degase.
"O objetivo é, ao final, ter as respostas necessárias para darmos uma solução nesse impasse", concluiu Lessa.