Cultura foi o tema debatido pelo candidato a prefeito de Niterói, Bruno Lessa (Podemos) em encontro organizado pela Academia Niteroiense de Letras. Durante o papo com os acadêmicos, Bruno explicou sobre seu programa de governo e de como Niterói pode e deve valorizar ainda mais o segmento na cidade.
– Niterói é um berço de artistas. Quantos expoentes da música, do teatro, da televisão, da dança, das artes não nasceram ou viveram aqui? Niterói é uma cidade que respira cultura. Somos a segunda cidade do Brasil, atrás apenas de Brasília, a ter o maior número de obras do grande arquiteto Oscar Niemeyer. O nosso Museu de Arte Contemporânea (MAC) é referência mundo afora. No entanto, a cultura ofertada à população ainda está muito restrita aos bairros mais centrais. É preciso democratizar e descentralizar a cultura em Niterói, além de dar mais transparência à forma como os recursos são investidos e priorizar o artista niteroiense nesses investimentos.
Conheça algumas propostas de Bruno Lessa para a cultura:
– Maior transparência nos editais culturais e nos contratos de grandes eventos.
– Descentralização de apresentações culturais. Espetáculos por toda cidade.
– Implantação da Biblioteca Parque no Horto do Fonseca.
– Criação de espaços culturais na Região Oceânica e na Zona Norte.
– Políticas de incentivos fiscais de atração para a cultura.
– Mais incentivo ao artista local em detrimento aos megaeventos.
– Incentivo às visitações dos alunos da rede municipal aos equipamentos culturais da cidade.
– Preservação e conservação do patrimônio histórico-cultural, material e imaterial do município, bem como dos demais equipamentos culturais da cidade, estimulando sua criação e distribuição entre as regiões da cidade.
– Incentivo à cultura carnavalesca da cidade, com atividades desenvolvidas ao longo do ano nas comunidades e valorização das escolas de samba da cidade.
– Criação do Museu da Cidade. Um museu completo sobre a história da cidade de Niterói com mapas, desenhos, estátuas, maquetes em miniatura, hologramas, loja de souvenires e café panorâmico.