“Esta semana, fui convidado para participar de um encontro com síndicos do Jardim Icaraí para discutir a violência na região. Resolvi, então, analisar alguns dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) referentes a Niterói. Nos três primeiros meses deste ano – comparando com o mesmo período de 2017, o número de roubos de celular aumentou 73%. O roubo a transeunte dobrou, e roubos a comércio cresceram 57%. O mais impressionante é o roubo de carga: aumento de 380%!
Moradores e comerciantes da cidade estão com medo, sentem-se inseguros. Por outro lado, policiais em todo o Estado do Rio sentem-se acuados, trabalham com viaturas caindo aos pedaços, armas inferiores às ostentadas pela bandidagem. Em cinco meses, já são mais de 40 policiais mortos!
O Estado do Rio precisa retomar seu rumo de crescimento. E isso inclui melhorar economia, gerar mais emprego e renda, oferecer educação e saúde acessíveis e de qualidade. O Rio tem que investir em segurança, reduzir com urgência os índices de violência, dar mais condições para seus agentes trabalharem e, consequentemente, proporcionarem a todos nós mais tranquilidade. O Estado do Rio precisa voltar a ser um estado em que todos se orgulhem de viver!
Bruno Lessa