Sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Niterói, na noite da última segunda-feira (14), festejou os 70 anos de criação do Estado de Israel. Durante a solenidade, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, recebeu a Medalha José Clemente Pereira por iniciativa dos vereadores Bruno Lessa (PSDB) e Leandro Portugal (PV). Bacharel em Direito, Engenharia Civil e Gerenciamento, Yossi fala fluentemente hebraico, inglês, espanhol, francês, russo, árabe e português. O embaixador nasceu em Beer Sheva, Israel, em 15 de outubro de 1957. É casado com Dina Shelley e pai de duas filhas.

Após a execução dos hinos nacionais do Brasil e de Israel, o rabino Eliezer Stauber, fez uma oração por conta da data de criação do estado israelense: 14 de maio. A oração foi traduzida para o português por um membro da comunidade judaica.  Herry Rosenberg, presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro, saudou a entrega da honraria ao embaixador.

Totalmente descontraído e esbanjando simpatia, o embaixador confraternizou com os presentes à solenidade, embalado pelos grupos de dança Libeinu e Massoret, acompanhados pelo Coral Moisés Kawa da ADAF (Associação David Frischman de Cultura e Recreação) e confraternizou com os presentes. “Fico muito feliz e honrado por esta homenagem aos 70 anos da Independência de Israel. Obrigado Niterói e aos vereadores Bruno Lessa e Leandro Portugal por esta emocionante e animada comemoração, disse Yossi Shelley.

“A data de 14 de maio é muito significativa para todos nós. A presença do embaixador em nossa cidade é motivo de satisfação. Na data de hoje também comemoramos a abertura da Embaixada Americana em Jerusalém, cidade mais importante para os cristãos de todo o mundo.”, disse Herry.

 “Em tempos de tantos radicalismos, precisamos aprender a viver respeitando uns aos outros”, finalizou Lessa.

Formaram a mesa principal, além de Lessa, do embaixador e de Herry, o cônsul honorário no Rio, Osias Wurman; e Roberto Serour, do Centro Israelita de Niterói.

(Com Ascom da CMN/Foto: Sergio Gomes/Ascom CMN)