Uma proposta importante e que traz tranquilidade a ambientalistas e defensores da Lagoa de Itaipu foi apresentada pelo vereador Bruno Lessa (PSDB) na Câmara Municipal. É de sua autoria a emenda ao Plano Diretor que delimita a região do entorno da lagoa como Área de Preservação Permanente (APP).
Lessa, que preside a Comissão Permanente de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Câmara Municipal, organizou durante três meses, em conjunto com a Comissão de Urbanismo, as audiências públicas que discutiram o projeto com a população.
No último domingo (26), moradores de Niterói, preocupados com o futuro da Lagoa, promoveram mais um ato para pedir a preservação do trecho entre o espelho d’água da lagoa e Camboinhas.
Esse foi o segundo abraço organizado por ambientalistas, associações locais, esportistas, grupos de canoeiros e pescadores artesanais da Região Oceânica. O Plano Diretor foi encaminhado à Câmara Municipal para a apreciação dos vereadores sem o reconhecimento da área em questão como de preservação.
"Precisamos defender a lagoa, que tem um enorme valor ambiental e turístico para nossa cidade. O prefeito optou em se omitir em relação a isso, o que considero um grande equívoco. A partir da minha emenda, a Câmara tem a oportunidade de reparar essa dolosa omissão do chefe do Poder Executivo," defendeu Lessa.