A grave crise que afeta a saúde pública mental em Niterói será debatida em audiência pública na Câmara Municipal. Na terça-feira (12.12), o pedido de audiência feito pelo vereador Bruno Lessa (PSDB) foi aprovado durante a sessão plenária.

No início dessa semana, o parlamentar participou da reunião da Associação de Usuários, Familiares e Amigos (Aufa) da Saúde Mental, no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. Segundo ele, foram muitos os relatos de usuários do Programa de Saúde Mental do município sobre a falta de medicamentos e o corte no Vale Social, que garante a gratuidade no transporte público.
"Essa situação é gravíssima. A falta de medicamentos causa problemas sérios no tratamento dessas pessoas e pode acarretar diversos tipos de transtornos. Precisamos saber para onde vai o dinheiro da saúde mental no nosso município. Essa discussão é urgente e muito importante. A prefeitura precisa, não só explicar, mas resolver essas questões", disse.
Além disso, Bruno encaminhou um ofício a Secretaria de Saúde para saber como é feita a compra e a distribuição dos medicamentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Hospital de Jurujuba. Além disso, o parlamentar fez questionamentos sobre o Vale Social.
"A saúde da população não pode ser negligenciada pelo governo. Precisamos tratar com dignidade e respeito essas pessoas que necessitam, mais do que nunca, de um tratamento adequado e contínuo para seu bem estar e dos seus familiares. Convoco a todos para esse debate", finalizou.
A data da audiência será divulgada em breve.