Desde de que deixei a função de vereador, tenho evitado falar sobre tudo que acontece em Niterói. Mas diante das últimas notícias, não tenho como ficar calado. É simplesmente absurda a possibilidade de fechamento do Hospital Municipal Orêncio de Freitas.

Há anos, a rede de saúde municipal está sobrecarregada. Não faltam queixas da população sobre como é difícil marcar uma consulta, agendar um exame e realizar cirurgias. Agora, com o possível fechamento do Orêncio de Freitas isso tende a se agravar.

É acertada a decisão de municipalizar o Hospital Oceânico, mas isso não pode custar o fechamento de outra unidade de saúde. E mais: não pode penalizar, mais uma vez, a Zona Norte da cidade já sempre tão colocada em segundo plano.

Niterói tem orçamento, sim, para manter as duas unidades funcionando plenamente. Para o ano que vem, a Prefeitura de Niterói vai destinar quase R$ 700 milhões para a saúde, o que representa 16% do seu orçamento total.  A rede pública de saúde precisa aumentar e não diminuir.  A situação da saúde pública no município não está boa para a prefeitura se dar ao “luxo” de fechar um hospital.

Lembro-me, quando vereador, das inúmeras denúncias de falta de médicos (principalmente especialistas) e de insumos e remédios. Sem contar a dificuldade para agendar consultas e exames. Ainda hoje encontro com pessoas nas ruas que se queixam dos diversos problemas encontrados na saúde municipal.

E, se tinha a intenção de deixar um legado com sua gestão, o prefeito Axel vai deixar, sob o peso de ser o responsável pelo fechamento de um hospital na cidade.