O vereador Bruno Lessa (PSDB) apresentou, esta semana, na Câmara Municipal, um projeto de lei que trata da sinalização em braile e sonora nos elevadores dos novos empreendimentos em Niterói.

Pelo projeto, novas construções na cidade, ficam obrigadas a incluir a sinalização em braile e sonora nas botoeiras e cabines. A sinalização sonora é algo simples: uma gravação em áudio indicaria o andar e a em braile seria instalada na parte interna dos elevadores e nos andares.
Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto é instituir em Niterói as condições estabelecidas por normas federais, especialmente a Lei Federal 13.146/2015, que estabelece a acessibilidade como direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social.
Em seu mandato, Lessa já apresentou inúmeras propostas para garantir mais acessibilidade aos portadores de necessidades especiais no município.
“Infelizmente, ainda estamos longe do que considero ideal de uma cidade acessível. Por isso, temos que trabalhar, incansavelmente, para alcançarmos tal objetivo. Garantir acessibilidade, é garantir o direito basilar do cidadão”, finalizou.
O projeto está tramitando pela casa e ainda não tem previsão de votação.