Diante da crescente onda de violência que têm assustado cada vez mais os moradores de Niterói, o vereador Bruno Lessa (PSDB) enviou, esta semana, mais um documento à Prefeitura de Niterói cobrando explicações quanto ao funcionamento do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). O parlamentar já havia feito tais questionamentos durante a sessão plenária na última semana.
O CISP foi inaugurado na Região Oceânica em agosto de 2015 pela Prefeitura de Niterói. Na época, diversas autoridades, entre elas, o governador do Rio, estiveram presentes.
Diante de um cenário de incertezas durante a implantação do projeto, Bruno promoveu, naquele mesmo ano, uma audiência pública com grande participação popular para que a prefeitura esclarecesse o funcionamento da unidade.
“Lembro bem que as dúvidas eram muitas. O quantitativo de câmeras, localização, quem iria operá-las, etc. Na época, a prefeitura havia afirmado que a unidade iria ajudar a combater assaltos e agiria em conjunto com as outras polícias. O que vimos de lá para cá?”, questiona preocupado.
Segundo site da própria prefeitura, os investimentos para a construção do CISP foi de, aproximadamente, R$ 20 milhões, sendo que R$ 3 milhões viriam do governo federal.