Empresas de ônibus exigem cadastros de idosos com gratuidade / Reprodução da internet

As empresas de ônibus de Niterói insistem numa prática que constrange idosos da cidade. Matéria publicada no Jornal DIZ conta que os idosos que embarcam em ônibus com identidade são obrigados a fornecer dados para que os motoristas preencham um cadastro. Para coibir esta medida, o vereador Bruno Lessa denunciou o fato ao Ministério Público para que as empresas sejam obrigadas a mudar de conduta.
 
Esta obrigação imposta pelas empresas, faz com que o ônibus fique mais tempo parado no ponto, gerando irritação em motoristas e passageiros e constrangimento nos idosos. Em 2014, a Prefeitura de Niterói tentou implantar a biometria para idosos, mas foi proibida pela Justiça.
 
– A lei é muito clara: os idosos têm direito à gratuidade e podem embarcar apenas apresentando um documento de identificação. Nada mais – resume o vereador Bruno Lessa.
 
Segue a íntegra da matéria:
 
“Continua a saga de intolerância e constrangimento de idosos nos ônibus de Niterói. Se as empresas determinam que o motorista faça um relatório sobre o idoso que é isento de pagar passagem acima dos 65 anos, a culpa não é do idoso. Mas, os motoristas estão estressados, sem paciência e revoltados e dão socos no volante e na alavanca de marcha, toda vez que entra um idoso e apresenta sua carteira de identidade.
 
Como se não bastasse a exposição do idoso, em pé ao lado do motorista mal encarado, e todos os passageiros do coletivo olhando para o idoso como se ele fosse um estorno, que atrapalha e atrasa a viagem. As empresas impõem este expediente de propositalmente, “vingando-se” dos passageiros isentos. As pessoas não são responsáveis pelos desvio e propinas pagas pelas empresas a autoridades municipais. Por tanto, deveriam deixar os idosos em paz e respeitá-los na medida necessária à dignidade humana.”