Na mesa, o desembargador Manoel Alberto, o empresário Ulisses Moreira, os vereadores Bruno Lessa e Leandro Portugal, o promotor Américo Luzio e o deputado Áureo

 
 
O vereador Bruno Lessa foi um dos convidados para o debate sobre empreendedorismo promovido pelo Rotary Club Niterói Leste no dia 31 de julho. Ao lado do também vereador Leandro Portugal e do deputado federal Áureo, Bruno falou sobre as dificuldades enfrentadas por quem se propõe a abrir o próprio negócio.
 
– Empreender no Brasil não é fácil. A burocracia ainda é enorme, O custo do dinheiro no país é muito alto. Apesar dos juros terem caído, ainda temos uma taxa de juros real muito alta. A carga tributária precisa ser simplificada, é importante termos um imposto único. E, no Estado do Rio, ainda temos o custo da violência – pontuou o vereador.
 
Apesar de todos os problemas, lembrou Bruno Lessa, o brasileiro quer ser um empreendedor. Segundo pesquisa da Revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, 76% dos brasileiros querem abrir seu negócio.
 
– Temos uma mudança cultural no raciocínio do brasileiro que, antes, sempre buscou a estabilidade profissional. Essa vontade de empreender é muito positiva numa nação. Niterói tem grandes empreendedores. Infelizmente, ainda há uma criminalização do empresário na sociedade e temos que mudar este conceito. E, no meu mandato, tenho buscado dar essa contribuição – comentou Lessa.
 
O vereador refere-se a dois projetos de lei de sua autoria que foram aprovados no Plenário na Câmara, mas vetados posteriormente pelo prefeito. No entanto, por entender a importância das propostas, os dois projetos foram reapresentados e seguem tramitando na Câmara:
 
– O comércio, principalmente, sofre muito com a quantidade de feriados. Em novembro, são quatro feriados. Em cada feriado, Niterói deixa de arrecadar  R$ 1 milhão. A ideia do projeto é transformar o dia 22 de novembro em data comemorativa, não feriado. O outro projeto também aprovado, mas vetado pelo prefeito, proíbe a tributação de jiraus. 
 
Além disso, o vereador é autor de duas importantes emendas aprovadas na Câmara e que vão aliviar o bolso do cidadão, logo dos empresários também. As emendas tratam da volta do pagamento do IPTU em até 12 vezes e o fim dos juros compensatórios em caso de parcelamento do tributo.
 
– De 2015 para cá, Niterói fechou cerca de 31 mil postos de trabalho. Todos nós precisamos nos dedicar para mudar esta realidade. Eu gosto de dizer que o melhor programa social é o emprego – afirmou Bruno Lessa.

Deputado Áureo (à direita, na foto, do vereador Bruno Lessa) foi homenageado com uma moção do Rotary pelos serviços prestados

Bruno Lessa fala sobre os desafios para empreender no Brasil e suas propostas em Niterói