O ano legislativo de Niterói começou com um grande desafio para o vereador Bruno Lessa. Pelos próximos dois anos, ele irá presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval. A meta: ajudar Niterói a gerar mais emprego.
– Nos últimos anos, a cidade não ficou de fora da crise econômica que tomou conta de todo o país. Em 2016, dados do Ministério do Trabalho apontaram que Niterói foi o quarto município do Estado do Rio que mais fechou vagas. Em 2015, os números também já tinham sido negativos. A indústria naval, a construção civil e o comércio acabaram com muitos postos de trabalho. Os números foram melhorando com o passar dos últimos meses, mas Niterói precisa abrir mais empregos e reduzir as demissões. A retomada do setor de óleo e gás será fundamental para este processo – analisa o vereador.
Assim como fez quando esteve à frente da Comissão de Meio Ambiente, Bruno Lessa realizará reuniões mensais, sempre buscando a participação da população e de representantes de diversos segmentos responsáveis pela geração de emprego.
Ao assumir a presidência, o vereador protocolou um projeto de resolução alterando o nome da comissão para Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo e Indústria Naval (CDEITIN). Ao incluir “Inovação” e “Turismo” ao nome, Bruno Lessa pretende ampliar e fortalecer os trabalhos.
– Não é uma mudança apenas na nomenclatura. É mais do que isso! A Câmara Municipal pode e deve ajudar a cidade a atrair investimentos no campo da inovação tecnológica e incentivar o turismo. Niterói tem um potencial gigante, é uma cidade belíssima, mas ainda vive à margem do turismo carioca. É mais do que hora de mudarmos esse perfil. Já conversei com o secretário estadual de Turismo, Otavio Leite, para que ele possa participar de um encontro da comissão.