Bruno Lessa e Karla Barcellos em evento do Dia do Lúpus

Bruno Lessa e Karla Barcellos em evento do Dia do Lúpus

A Câmara de Niterói aprovou o Projeto de Lei 90/2018, de autoria dos vereadores Bruno Lessa e Leandro Portugal, que institui o “Dia Municipal da Conscientização ao Lúpus e Assistência ao Paciente”.
 
A data comemorativa será 10 de maio, quando também se celebra o Dia Mundial de Luta contra o Lúpus. O projeto seguiu para sanção do prefeito.
 
– Sabemos que é uma lei simbólica, mas de extrema importância para quem convive com a doença. É o primeiro passo para conscientizarmos as pessoas sobre o lúpus e permitir melhorias no atendimento aos pacientes – explicou Bruno Lessa, que irá propor emendas ao orçamento de 2020 destinando verba para a aquisição e distribuição de protetor solar e repelente. 
 
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória crônica de causa desconhecida em que há participação do sistema imunológico com a formação de auto-anticorpos, que podem “agredir” o organismo por meio de inflamação de múltiplos órgãos e sistemas. A doença, que atinge cerca de 200 mil brasileiros, se manifesta com manchas na pele, principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar.  
 
O combate à doença pretende esclarecer a sociedade sobre seus sintomas e tratamento. É uma doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico. O lúpus não é contagioso e também não é um tipo de câncer. Seu tratamento deve ser individualizado, dependendo das manifestações apresentadas.