A tradicional sessão solene em homenagem às vítimas do holocausto, promovida há 12 anos pela Câmara Municipal de Niterói em memória dos judeus que sofreram durante a segunda guerra mundial, acontece na segunda-feira, dia 9 de abril, às 18h30m, no Plenário Brígido Tinoco. O evento contará com entrega de moções e medalhas a personalidades, sobreviventes e pessoas que cultuam a paz entre os povos. A solenidade faz parte da lei municipal 2323 de 2009, que criou no calendário municipal o dia 19 de abril como data para reverenciar as vítimas e sobreviventes de uma das maiores tragédias da humanidade.

Durante a sessão solene, convocada pelos vereadores Paulo Bagueira (SD) e Bruno Lessa (PSDB) haverá entrega de moções a seis personalidades escolhidas por representantes de associações judaicas de Niterói e do estado do Rio, como a sobrevivente de um dos campos de concentração da Alemanha nazista, Marguerite Hirschberg e o médico, Jacob Lipster, uma das lideranças judaicas de Niterói. O cardeal da cidade do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e o Arcebispo de Niterói, Francisco José, além do rabino do Rio de Janeiro, Eliezer Staulber receberão das mãos dos dois vereadores, a Medalha Zilda Arns, destinada àqueles que defendem causas humanitárias.
Logo após a sessão solene, será aberta no hall da Câmara de Niterói a exposição “Os Horrores do Holocausto Retratados Por Suas Vítimas”, que tem curadoria do Memorial Judaico de Vassouras. “É importante a realização dessa solenidade para que fique marcada na memória, os horrores que seres humanos passaram em campos de concentração, fruto da intolerância”, afirma Paulo Bagueira, que é autor de uma lei municipal que prevê no currículo das escolas públicas, lições sobre o holocausto nazista.
Bruno Lessa afirma que “ cada vez mais precisamos de momentos como essa sessão solene, para não só relembrar os horrores que seres humanos foram capazes de fazer mas, para, principalmente, impedir que os discursos extremistas de ódio cresçam em nossa sociedade”.
(Texto: Vinicius Martins /Ascom CMN – Crédito: Sergio Gomes/Ascom/CMN)