A Câmara Municipal de Niterói foi tomada pela emoção na noite de 29 de abril. Presidida pelo vereador Bruno Lessa, a sessão solene em memória às vítimas do Holocausto e pela paz foi realizada pelo 13º ano consecutivo. 

– Todos os anos nos reunimos em memória aos seis milhões de judeus que foram mortos durante a guerra. Precisamos lembrar sempre que seres humanos foram capazes de cometer tal atrocidade, para que as futuras gerações possam impedir que esse mal volte a acontecer. A Câmara e a população se uniram para dizer: Holocausto nunca mais! – afirmou o vereador Bruno Lessa.

Na mesa, estiveram presentes, além do vereador Bruno Lessa, o Cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; Padre Carmine Pascale, representante da Arquidiocese de Niterói; Rabino Stauber, da Comunidade Religiosa Judaica do Rio de Janeiro; Freddy Glatt, presidente da Associação dos Sobreviventes do Holocausto do Rio de Janeiro; Arnon Velmovitsky, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj); e Rolande Fischberg, presidente da Associação David Frishman de Cultura e Recreação (Adaf).

– Temos que celebrar essa memória para que isso não se repita. Infelizmente, há um aumento da intolerância étnica, religiosa, cultural e ideológica – lamentou Dom Orani.

 

Rabino Stauber e Dom Orani: vela em memória aos judeus (Foto Sergio Gomes)

 
Sobrevivente do Holocausto, Freddy Glatt fez um dos discursos mais emocionantes da noite:
 
– Rezo sempre para que isso nunca mais ocorra. O Holocausto foi o assassinato em massa de pessoas só pela razão de terem nascidos judeus.
 

Sobrevivente, Rolande Fischberg emocionou com seu relato (Foto: Sergio Gomes)

Rolande Fischberg, uma das organizadoras da sessão, pediu mais amor e tolerância no mundo:

– Mais do que nunca, temos que prevenir e alertar essa nova geração. Queremos um mundo onde haja mais amor. Como sobrevivente do Holocausto eu digo: perdoar, talvez. Esquecer, jamais!
 
Após a sessão solene, foi aberta a exposição “Os 80 anos do maior conflito do Século XX e o Holocausto”, 
cedida pelo Memorial Judaico de Vassouras. A exposição fica em cartaz, no saguão da Câmara dos Vereadores (entrada gratuita) até o dia 13 de maio.
 
 

Exposição cedida pelo Memorial Judaico de Vassouras / Foto: Sergio Gomes

 

Coral Moisés Kawa, da Adaf, ganhou a Medalha Leila Diniz (Foto: Sergio Gomes)

 
 

Freddy Glatt, sobrevivente, é observado pelo vereador (Foto Sergio Gomes)

Vereador Bruno Lessa e Dom Orani Tempesta (Foto Sergio Gomes)

Bruno Lessa homenageia o Coral Moisés Kawa (Foto Sergio Gomes)

Anna Bentes conduziu a sessão solene do Holocausto (Foto Sergio Gomes)

Autoridades se reúnem antes da sessão em memória às vítimas do Holocausto