“Educação é uma das grandes vergonhas da gestão Rodrigo-Grael”, afirma Bruno Lessa (Podemos), candidato a prefeito de Niterói. Em seu programa de governo, Bruno promete construir, durante sua gestão, 20 novas unidades municipais de educação infantil (UMEIs) e novas unidades de educação fundamental. 
 
– Digo que educação é uma vergonha dessa gestão porque, infelizmente, não é de hoje que faltam vagas na rede municipal de educação. Nos últimos 12 anos, foram mais de R$ 4,5 bilhões de orçamento apenas para a educação. Como eles ainda deixam crianças fora das salas de aula? Como ainda faltam materiais e uniformes? Como falta gás para fazer a merenda? Tudo isso porque falta gestão! Com todo esse dinheiro, é plenamente possível ampliar o acesso à educação para os moradores de Niterói – disse Bruno.
 
O candidato também promete zerar a fila de vagas já no primeiro ano  e ter, até 2029, pelo menos metade das escolas municipais com ensino em tempo integral: 
 
– Já no primeiro ano de governo, vamos zerar a espera por uma vaga. Para isso, vamos comprar vagas na rede privada de ensino, enquanto as novas UMEIs não ficam prontas para receber essas crianças. O que não vamos admitir é aluno fora das salas de aula. Além disso, Niterói tem que melhorar, significativamente, a qualidade do ensino em sala de aula e ampliar a oferta de vagas em horário integral. Hoje, apenas seis escolas da rede municipal têm aulas em tempo integral. É muito pouco!