No dia 4 de junho, o vereador Bruno Lessa esteve em Brasília para participar da reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, que debateu os serviços prestados pela Enel e os valores das contas de luz.
Bruno entregou à comissão um ofício assinado pelos 21 vereadores de Niterói com questionamentos à prestação do serviço da Enel em Niterói, juntamente com o relatório da CPI relatada por ele em 2016 (veja aqui o relatório). Os documentos foram entregues à Enel e à Aneel.
– Niterói tem uma relação com a Enel construída em cima de muitas reclamações, tanto no tocante à prestação de serviço quanto também em relação ao valor da tarifa. Já foram realizadas duas CPIs no município. Da última, em 2016, fui relator. Passaram-se três anos, mas o relatório ainda é bem atual com relação às reclamações dos moradores – explicou o vereador.
Em sua fala na Câmara dos Deputados, Bruno Lessa denunciou que os aumentos tarifários concedidos à Enel têm sido superiores à inflação nos últimos anos:
– No período acumulado de 2014 a 2018, temos inflação de 33,69% e reajuste de quase 70%. Este aumento possibilita um incremento dos investimentos pela concessionária, o que não foi constatado.
Bruno Lessa aproveitou a reunião para cobrar da Enel promessas que foram feitas na época da CPI, em 2016, como a construção da sub-estação de Maria Paula e a ampliação da sub-estação de Inoã e de Icaraí.
A audiência foi presidida pelo deputado federal Áureo Ribeiro e também contou com a presença de outros vereadores de Niterói, além de deputados estaduais representando o Estado do Rio.
DEBATE SOBRE INDÚSTRIA NAVAL
Aproveitando a ida a Brasília para a reunião da Comissão de Defesa do Consumidor sobre a Enel, o vereador Bruno Lessa esteve com a deputada federal Dayane Pimentel, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Marítima Brasileira.
Na pauta, a realização de uma audiência pública conjunta da Frente Parlamentar com a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval, da qual Bruno Lessa é presidente. Na companhia dos vereadores Beto Saad e João Gustavo, membros da comissão, Bruno Lessa combinou de realizar a audiência, em Niterói, neste segundo semestre.