Desenvolvimento econômico. Essas são as palavras-chaves para os próximos anos (se não, próximas décadas) do Estado do Rio de Janeiro. E para isso, precisamos falar de geração de emprego e renda, qualificação profissional, desburocratização estatal e redução da carga tributária.
 
O Rio precisa ser o melhor estado com ambiente de negócios do país. Desenvolvimento econômico significa mais renda, mais emprego e também mais desenvolvimento social. E isso só será possível com vontade política e muito trabalho. 
 
Já passou da hora de termos um interior fluminense forte. Não dá para admitir, por exemplo, que a produtividade do Norte e Noroeste do Rio seja inferior a do Espírito Santo, se as semelhanças são muitas. Há uma divisão politica e isso precisa acabar. Fundamental que órgãos estaduais como Ceasa e Emater sejam mais fortes e com mais representatividade nesses municípios.
 
Necessário que haja mais incentivo público ao produtor agrícola no Rio e isso passa por um ambiente de incentivos e crédito. 
 
A indústria naval também requer mais atenção do poder público, já que tem enorme capacidade de geração de emprego em nosso estado, principalmente na Região Metropolitana.
 
A questão tributária também precisa ser discutida por nossos legisladores, e a burocracia estatal tem que ser reduzida para que mais e novos negócios sejam atraídos. A qualificação profissional em sintonia com a economia de cada região é mais do que necessária.
 
O Estado do Rio tem todas as possibilidades para voltar a dar certo. Só é preciso vontade política. E muito trabalho!