Vou contar uma coisa: se tem lugar mais bonito que o Estado do Rio, eu desconheço! Tenho viajado muito pelo interior e a cada lugar que passo essa minha certeza se concretiza ainda mais. E aí eu penso: como um lugar tão lindo como o nosso Estado não tem um turismo muito mais aproveitado? Turismo é geração de renda, empregabilidade, é desenvolvimento econômico. E é disso que o Rio de Janeiro precisa!
 
Para vocês terem uma ideia: dados de antes da pandemia apontavam que o Brasil – o país todo – recebia, em média, 6,5 milhões de turistas por ano. Já a Torre Eiffel, em Paris, foi visitada por cerca de 6,7 milhões de turistas por ano. Ou seja, um único monumento na França foi mais visitado do que o nosso país inteiro.
 
E voltando para o nosso estado, o Rio de Janeiro é cheio de potenciais e pontos turísticos incríveis. Nossa capital é belíssima, lindas praias, atrativos impressionantes, como o Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar. Mas o Rio tem muito mais. Neste fim de semana, estive em Comendador Levy Gasparian. Fiquei encantado com a beleza do Rio Paraibuna. Ouvi relatos de moradores de como é bonito o encontro dos três rios, logo ali perto. O interior tem um enorme potencial turístico a ser desenvolvido, e o poder público precisa agir!
 
A Região dos Lagos também necessita de mais investimentos. É inaceitável que numa cidade como Cabo Frio, por exemplo, o maior gerador de empregos seja a prefeitura e não o turismo. Isso numa cidade que tem um aeroporto internacional com uma pista que é uma das maiores do Brasil.
 
Aliás, o setor aeroportuário tem que ser melhor discutido no Rio. O esvaziamento do Aeroporto do Galeão é muito ruim para o turismo e para economia do Rio de Janeiro. Infelizmente, estamos perdendo importantes voos  para São Paulo. O Rio não pode deixar de ser um receptor de voos internacionais. Afinal, o estrangeiro quando pensa em Brasil, pensa em Rio de Janeiro, não em São Paulo.
 
É como disse lá no começo: turismo é desenvolvimento econômico, é geração de emprego e renda, tudo que o Estado do Rio necessita neste momento para superar todos os desafios econômicos que vem passando nos últimos anos.