O Estado do Rio é cheio de desafios e, cada vez que vou escrever sobre algum tema, percebo que sempre acho que ele é o mais importante de todos. E com a educação – assunto que vamos conversar hoje – não é diferente. Está aí um grande desafio que teremos que enfrentar pela frente, ainda sofrendo com o impacto de centenas de alunos fora das salas de aula, apenas em ensino remoto, durante quase dois anos de pandemia.
 
A realidade que temos hoje, no Estado do Rio, é de muitas escolas e estudantes carentes do básico: professores, material e estrutura física. Conversando com profissionais da rede fica claro como faltam recursos e atenção para nossas unidades de ensino. Lembro-me bem de um professor de Educação Física contando que não tem bolas e sequer uma quadra minimamente aceitável para dar aulas para seus alunos. 
 
Falamos muito sobre a importância do desenvolvimento econômico no nosso estado – fundamental para a geração de mais emprego e renda -, mas sem uma educação de base boa continuaremos a tentar nadar contra a maré.
 
É fundamental também que o poder público volte sua atenção para as escolas técnicas e universidades. Quantos talentos nossas Faetecs já formaram? E a UERJ? E a UENF? Mais do que necessário que formemos e preparemos nossos jovens para o mercado de trabalho.
 
Outro ponto que precisamos discutir em âmbito estadual é a ampliação das escolas inclusivas. Todas as unidades de ensino precisam estar preparadas para receber crianças e adolescentes com deficiência ou com alguma necessidade especial. E a criação de uma Clínica Escola do Autista pelo governo do estado é mais do que fundamental.