O vereador Bruno Lessa participa de sessão em que foram votados projetos para ajudar Niterói neste momento de combate ao coronavírus (Sergio Gomes / CMN)

Há alguns dias, desde que o coronavírus começou a ganhar força em Niterói, dedico boa parte do meu tempo pensando no que posso fazer para ajudar minha cidade e conterrâneos a passar por esta crise sem precedentes em nossa história. 

Sabemos que o papel do gestor público é administrar com responsabilidade, planejamento e transparência. E em momentos de crise, como este que estamos vivendo agora, precisamos pensar de maneira ampla e agir com eficiência sempre pensando em cada indivíduo, cada região e cada realidade vivida.

Na última semana, elaborei um ofício com uma série de medidas para ajudar Niterói a combater o coronavírus. São ações que julgo importantes para fazer com que, juntos, consigamos passar por esta pandemia. Todas as minhas ideias foram entregues ao prefeito. Em momentos como este, é importante que deixamos de lado diferenças ideológicas, políticos e partidárias e foquemos no objetivo comum, que é juntar forças pelo bem de nossa cidade e de todos que aqui vivemos.

Aos poucos, vou apresentar aqui todas as sugestões que levei ao Poder Executivo. Algumas medidas, inclusive, já estão sendo colocadas em prática. Uma delas, que até virou lei municipal – aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito – é a que proíbe o corte do fornecimento de água pelos próximos 90 dias pela Águas de Niterói. Além disso, consumidores com direito à tarifa social estarão isentos do pagamento pelo mesmo período.

Ofício entregue pelo vereador Bruno Lessa ao prefeito com sugestões de medidas a serem tomadas pela prefeitura durante o período de combate ao coronavírus

Ofício entregue pelo vereador Bruno Lessa ao prefeito com sugestões de medidas a serem tomadas pela prefeitura durante o período de combate ao coronavírus

Outro ponto importante é a distribuição de kits de higiene para a população que vive em áreas de maior vulnerabilidade social. Isso significa agir diretamente na contenção de um processo que pode aumentar os números de casos drasticamente.

Essas regiões sofrem com o abastecimento de água, com o saneamento básico e mais. O processo de aquisição e distribuição desses kits deve ser feito com transparência e organização. E nós estaremos acompanhando o processo.

Nossa missão, amigos e amigas, é avaliar as medidas mais assertivas pra termos o melhor resultado possível nessa luta. Ainda não sabemos quanto tempo tudo isso irá durar e quais serão os resultados desta pandemia em nossa cidade. A única certeza que temos, no momento, é que precisamos nos resguardar e ficar em nossas casas para ajudar a conter o coronavírus.