MAC: o maior símbolo de Niterói

Quero começar este texto fazendo uma pergunta para você. Quantas pessoas você conhece que vêm de outras cidades, estados ou países para fazer turismo em Niterói e se hospedam aqui na cidade durante alguns dias? Acho que pouco, muito pouco, certo? Infelizmente, o turismo em Niterói quase não é explorado. Estamos num estado belíssimo, ao lado de uma das principais capitais do mundo, e Niterói precisa entrar de vez no roteiro turístico nacional e até internacional.

Nosso município tem um grande potencial turístico, mas pouco explorado. É preciso que a administração municipal entenda que turismo significa mais emprego e mais dinheiro circulando em nossa economia. E a obsessão do próximo prefeito da cidade deverá ser a abertura de novas e mais oportunidades de emprego. Mais de 50 atividades econômicas estão ligadas ao segmento.

O melhor é que o turismo não depende de investimentos públicos e do potencial econômico da cidade. O que o poder público precisa fazer é atrair investidores e dar segurança jurídica que respeitará todos os contratos.

Em recente live, meu amigo Sávio Neves, diretor do Trem do Corcovado e um dos maiores empreendedores do turismo no país, falou sobre como essa cadeia funciona: “a prefeitura tem que criar concessões públicas bem organizadas para atrair investimentos. O poder público não precisa colocar dinheiro algum. O retorno vem através dos impostos que são gerados na atividade econômica, além de elevar a estima do niteroiense”.

Neste momento pós-pandemia, Niterói precisa investir no turismo regional, ou seja, atrair visitantes de cidades próximas. Num segundo momento, ampliar a divulgação do município para cidades e estados mais distantes. Pesquisas apontam que o setor precisará de 18 a 24 meses para se reerguer dos estragos causados pela pandemia do coronavírus.

Para alavancar o turismo, Niterói precisa investir em âncoras. E o que são elas? São equipamentos que, por si só, atraem visitantes. Por exemplo: o Cristo Redentor, no Rio; a London Eye, em Londres; a Torre Eiffel, em Paris; entre muitas outras espalhadas mundo afora.

Niterói poderia, por exemplo, ter um teleférico ligando o Parque da Cidade à Praia de Charitas. Revitalizar o Parque da Cidade é parte desse processo, com a construção de um bom restaurante, uma lanchonete acessível a todos os bolsos. A criação de um circuito dos fortes, com passeio marítimo pela Baía de Guanabara é outra opção. Há ainda a necessidade de ser criado um circuito de grandes eventos mensais na cidade.

Boas ideias não faltam. Falta vontade política de negociar e atrair investidores para a nossa cidade. Niterói é linda e disso ninguém discorda. Mas é possível transformar toda essa beleza em mais emprego e renda.