MAC é um dos principais símbolos de Niterói (foto: divulgação)

Niterói chega aos seus 446 anos e, como não canso de dizer, é uma das cidades mais lindas do mundo. Não é porque sou daqui, que digo isso. É uma constatação, uma verdade, compartilhada com muita gente, tenho certeza! Mas tanta beleza, infelizmente, ainda não é conhecida mundo afora. Está mais do que na hora de o poder público olhar para o turismo com mais atenção. 

Tenho convicção de que o turismo será a mola propulsora de uma nova era para nossa querida Niterói. Através dele, poderemos dar um salto no desenvolvimento econômico e. consequentemente, social.

Quando digo que o turismo é fundamental para o desenvolvimento econômico, falo isso porque não há prosperidade nos mais diversos setores se não houver emprego. Em quatro anos, Niterói perdeu cerca de 33 mil vagas, segundo dados oficiais. Continuamos mais a demitir do que a contratar. 
Diante disso, compreendo que é necessário debater quais são as saídas de desenvolvimento econômico e empregabilidade. O que fazer com o diamante bruto que é o turismo em Niterói?  

Uma indústria naval forte e aquecida impacta no turismo de negócios. Niterói tem tudo para ser um polo de desenvolvimento e conhecimento por conta das universidades que temos aqui. O turismo religioso pode ser mais explorado. 

Você sabia que o local mais visitado da Serra da Tiririca é o Monte das Orações, em Várzea das Moças? O sistema lagunar, que infelizmente está morrendo, tem um um potencial turístico incrível. E Jurujuba? Itacoatiara? O que falar da capacidade gastronômica da cidade, com restaurantes premiados e famosos? Conheço português que diz que o melhor bacalhau é feito aqui!

Vejo no turismo, assim como na indústria naval, o caminho para dias melhores. No momento em que a prefeitura criar um real ambiente de negócios e a burocracia for reduzida, a iniciativa privada voltará suas atenções para a cidade e, finalmente, Niterói poderá ter seu turismo desenvolvido. Precisamos, para ontem, de campanhas institucionais que mostrem Niterói ao Brasil e ao mundo.  

Agora, me diga: se você fosse receber um turista em Niterói, onde iriam visitar? Abraço!