Bruno Lessa participa de sessão que aprovou a revogação da doação para hospital de São Gonçalo (Foto: Sergio Gomes / CMN)

No início de abril, eu dei um dos votos mais difíceis em sete anos de mandato. Apesar de entender o caráter humanitário e de ajuda que a doação de R$ 45 milhões para a construção do hospital de campanha representaria para São Gonçalo, o projeto de lei não tinha o mínimo de informações necessárias para que eu me posicionasse a favor. Por isso, lá atrás, eu votei contra a doação.

Desde então, foram dois meses de dúvidas, informações inconsistentes, denúncias, investigações e suspeitas de fraude. O hospital, que deveria ter sido entregue à população em abril, até hoje não foi inaugurado e segue sem data de abertura prevista.

A decisão da Câmara Municipal de Niterói de votar a revogação da doação – que aconteceu no dia 3 de junho – foi mais do que acertada. O projeto, de autoria da Comissão de Orçamento, da qual sou vice-presidente, foi assinado por todos os vereadores, numa demonstração clara de que não poderíamos mais aceitar esta doação e que a sua aprovação tinha sido um equívoco.

Meu mandato sempre foi pautado na fiscalização e na transparência. Por isso, eu não poderia ter assinado um cheque em branco, como foi, inicialmente, a doação. Não tínhamos o mínimo de informações que subsidiassem um voto seguro e acertado. 

Além disso, Niterói é uma cidade com um sistema público de saúde que muito deixa a desejar. Temos diversas unidades de saúde com problemas, falta de profissionais e de medicamentos, sem contar na demora para marcação de exames e consultas. As queixas em relação ao atendimento são comuns e chegam diariamente ao gabinete. Por mais que queiramos ajudar, não podemos fazer bonito na casa vizinha quando a nossa própria casa precisa de melhorias.

Niterói é uma cidade com grande parte da população atendida por planos de saúde. Logo, deveríamos ter um sistema público de saúde exemplar, de primeiro mundo como muitos dizem. É inaceitável que um município, com orçamento de R$ 3.6 bilhões, não seja referência em prestação de saúde pública. Temos muitos a melhorar. E precisamos melhorar!

A REVOGAÇÃO DA DOAÇÃO FOI NOTÍCIA NA MÍDIA. VEJA!

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/06/03/camara-de-niteroi-aprova-revogacao-da-doacao-de-r-45-milhoes-para-combate-a-covid-19-em-sao-goncalo.ghtml

https://plantaoenfoco.com.br/politica/niteroi-cancela-45-milhoes-para-hospital-em-sg/ 

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/342726-camara-de-niteroi-revoga-doacao-de-45-milhoes-para-hospital-de-campanha-de-sao-goncalo-24461227 

https://www.aseguirniteroi.com.br/post/doa%C3%A7%C3%A3o-de-niter%C3%B3i-para-hospital-contra-covid-em-s%C3%A3o-gon%C3%A7alo-%C3%A9-revogada

https://www.osaogoncalo.com.br/geral/83228/vereadores-de-niteroi-aprovam-revogacao-de-doacao-de-r-45-milhoes-a-sg