Falta de diálogo da prefeitura dificulta retomada econômica de Niterói (Sérgio Gomes / CMN)

Eu costumo dizer com certa frequência que político gosta de falar. É normal. Mas ele também precisa saber ouvir. Diálogo é uma coisa muito importante que sempre priorizei na minha vida. Nesses tempos de pandemia, a conversa e o bom debate têm se feito ainda mais necessários. E acredito que isso, em alguns momentos, tem faltado aos nossos governantes. 

Em Niterói, um dos setores que mais emprega é o comércio. Comércio este que está passando por uma de suas maiores crises e já contabiliza mais de uma centena de lojas fechadas definitivamente.

O ponto importante a ser destacado é que houve falta de diálogo entre a prefeitura e os mais diversos representantes do comércio na cidade. Não podemos colocar todas as lojas num único patamar e impor a elas iguais restrições e tratamentos. O que aglomera mais, por exemplo: um supermercado em Icaraí ou uma loja na Região Oceânica? O pequeno comerciante é o que mais sofre e fecha suas portas.

A prefeitura precisa melhorar a escuta do setor produtivo da cidade. E, se detectar que há algo errado no decreto do isolamento social e fechamento do comércio, tem que ter humildade para voltar atrás e consertar. 

Não há saída para a crise que não passe pelo fomento da economia. Temos que compreender que o Brasil, ao longo dos últimos anos, vive uma grave crise fiscal, com contas públicas no vermelho há muito tempo. Mas Niterói caminha bem mais tranquila, e não por mérito da gestão – que aí é assunto para outro post – mas, sim, pela arrecadação dos royalties do petróleo. Niterói tem dinheiro e precisa injetar essa ajuda na economia local.

Por isso o Niterói Supera é um programa importante, que trouxe esperanças para comerciantes e empreendedores mas, num primeiro momento, não funcionou na prática. Foram inúmeras as reclamações. Na sessão plenária de 4 de junho, votamos o Supera Mais. Agora, espero que, de fato, a ajuda chegue a quem precisa. 

Além desta política de crédito, temos que ter uma campanha de incentivo e suporte ao comércio local. E outro ponto precisa ser visto com total atenção pela prefeitura: a questão tributária. Não adianta dar incentivo, se não discutirmos tributos. Niterói vive um bom momento orçamentário e ainda vai receber ajuda do governo federal. Por isso, tem que usar esta ajuda no IPTU, principalmente do comércio que passou todo esse tempo com as portas fechadas. Este meu posicionamento não é populista, nem irresponsável com o gasto público. Estou apontando com certeza e responsabilidade de onde esse dinheiro pode ser retirado.

É hora, amigos, de brigar menos e trabalhar mais, falar menos e ouvir mais, para que haja uma luz no fim do túnel para todos nós. E espero que, em breve, comecemos a ver esta luz brilhando.